terça-feira, 29 de novembro de 2011

Guerra dos Canudos

A Guerra dos Canudos foi um movimento popular de fundo sócio-religioso que foi fundado por Antônio Conselheiro e que iniciou uma pregação religiosa que defendia o cristianismo primitivo. Foi uma guerra que durou muito tempo, de 1896 até o fim de 1899.
A comunidade de Canudos era no interior da Bahia, onde moravam jagunços, sertanejos pobres e miseráveis e fanáticos religiosos.
A causa dessa guerra foram as secas e o desemprego, que atingia a maioria da população, pois estavam em uma grande crise econômica. E o que os revoltou foi que o governo não os liberava de pagarem impostos e seguirem as leis. Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança de impostos e era contrário ao casamento civil, e era visto como rival e uma ameaça á Igreja e a República.
Isso gerou uma grande revolta agora dos grandes fazendeiros, que se uniram á Igreja e iniciaram um grande grupo de pressão junto com a República recém instaurada para tomarem providências contra Antônio Conselheiro.
A comunidade de Canudos conseguiu resisitr a três ataques militares, mas Antônio morreu dias antes de seu último combate, devido a sua saúde. E no quarto ataque, o exército teve ajuda das tropas federais, e utilizaram armas, o que causou a destruição de Canudos. Mais de 20 mil sertanejos morreram.


Foto tirada por ANÔNIMO. Essa imagem mostra os sertanejos que iam ao combate.

BIBLIOGRAFIA-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário