sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado aconteceu de outubro de 1912 até agosto 1916. Foi uma guerra entre os caboclos e os representantes do poder estadual e federal brasileiro. O local foi na região do contestado, no sul do Brasil, entre o Paraná e Santa Catarina.
O nome dessa guerra é contestado devido ao fato de que os agricultores contestaram a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e era alvo de disputa entre Santa Catarina e o Paraná.
A causa dessa guerra foi a falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população que não consegue se sustentar, e como essa terra era muito rica e fértil, e logo teria umalinha de trem que passaria por ali, todos queriam posse dela.
Os caboclos tinham uma crença forte,(fanatismo religioso) então para eles tratava-se de uma guerra Santa. No final do século XIX, celebrou-se o monge João Maria, que depois de sua morte tornou-se uma figura lendária para muitos caboclos e começou a ser seguido religiosamente.
O resultado dessa guerra foi que, como tinham uma grande número de soldados e armas utilizados pelas forças repressivas, houve a derrota dos crentes. Também fizeram a assinatura do Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, ou seja, a terra foi dividida.

BIBLIOGRAFIA-
http://www.culturabrasil.org/rebelioesrep.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Contestado
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerra_contestado.htm


Esse é o mapa que mostra a região do Contestado.

    

Um comentário: